Uso de tecnologias na Educação

Este blog destina-se a estudos e experimentos de como utilizar certas ferramentas midiáticas na criação de recursos que poderão ser utilizados em educação. Não é minha especialidade lidar com estes recursos, mas já não é mais possível pensar em educação sem tecnologia.


Então caros amigos professores, mãos à obra!



sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Objeto de Aprendizagem



São recursos digitais, que possam ser preferencialmente reutilizados, para dar suporte ao aprendizado. Segundo Cesar Nunes o uso de OA em sala de aula tem melhores resultados na aprendizagem quando o aluno participa da criação do mesmo, ficam mais motivados e mais preparados para o mundo digital. Isto permite ao aluno um papel mais ativo e colaborativo dentro do processo, tornando a aprendizagem mais significativa.
O professor continua sendo o protagonista do processo de ensino-aprendizagem com o papel de mediador, o que nos leva a uma questão antiga: “Os professores em formação estão sendo preparados para essa nova realidade?”.

Atividade 1 - Quiz

http://montoyatrs.vilabol.uol.com.br/1QUIZ/Quizmusica.htm


Com Imagens:
 http://montoyatrs.vilabol.uol.com.br/ppoa/Quiz1.htmCom

Atividade 2 - Lacunas


http://montoyatrs.vilabol.uol.com.br/1QUIZ/Lacunamusica.htm

Atividade 3 - Match

http://montoyatrs.vilabol.uol.com.br/1QUIZ/Relacionemusica.htm

Som - Atividade 1 - 2 - 3 (Audacity)

Atividade 1:  
Criação de slides com imagens e fundo musical. ( Som do slides não foi carregado)





Atividade 2:
Contém uma mensagem com música ao fundo. Utilizei recursos de FADE IN, FADE OUT, inserção de trechos de SILÊNCIO para o fundo sobressair, retirada de ruídos, tanto da mensagem como da música e acerto do volume da música.



Atividade 3:
União de 3 músicas com efeito sonoto.
Músicas utilizadas: Hells Bells (Ac/Dc), Back in Black (Ac/Dc) e Crazy Train (Ozzy Osbourne)
Efeitos utilizados: Fade in, Fade out, Eco, Cortes, Colagens e muita paciência.



Atividade 4:
Slides produzidos com musica de fundo (Atualizado 13/02)
http://www.4shared.com/file/-5euCxUV/4_Som_atividade.html

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Filme - Atividades

Atividade 1 -Feito com fotos, música de fundo e diferentes modos de transição dos slides.


Atividade 2 - Feito com video, musica de fundo (trabalhada no Audacity) sincronizada com os movimentos do video.



Atividade 3 - Feito com video, fotos e música de fundo. Fiz alguns recortes no video e inseri fotos entre as partes recortadas.



domingo, 16 de janeiro de 2011

Desenhos - ANIMAÇÃO

Atividade 3http://www.4shared.com/account/dir/OIjNLHuy/sharing.html?rnd=93



Como apanhei para fazer este desenho (rsrsrs).


Transformando  Fotos em Desenho


Foto original


A partir da foto original: Filtro / Artístico / Fotocópia
 

Finalmente consegui colocar uma foto ao lado da outra...rsrsrs

Desenho: atividade 1 - 2


CARACTERÍSTICAS DOS DIFENRENTES TIPOS DE ARQUIVOS DE IMAGEM
                    É cada vez mais frequente o uso de imagens em publicações e trabalhos multimídia, por isso é importante atentar para o fato de que cada tipo de arquivo (.png .jpeg .bmp .gif) tem suas próprias características, conforme descrito abaixo?
BMP - O formato BMP (ou Bitmap) é o precursor. Ele armazena fotos e gráficos em pequenos quadrados que chamamos de pixels. Quanto maior o número de pixels em uma só fotografia, maior a qualidade da imagem, o que resulta em um arquivo muito grande para compartilhar na internet.
JPG (JPEG) – É o mais popular. A imagem JPG armazena blocos de pixels, tornando o arquivo bem menor, sendo assim compartilhado com mais facilidade. Por outro lado a qualidade da imagem se torna bem inferior ao BMP. Cada vez que você comprime ele vai criando blocos dos blocos de pixels perdendo qualidade cada vez que você o comprime.
GIF – É bastante utilizada, principalmente para gerar imagens animadas. Este formato possue apenas 256 cores. Apesar de não ter tanta perda de qualidade quanto o JPG sua compressão pode distorcer um pouco a imagem devido a perda de cor.
PNG – Este formato é mais recente e permite uma maior quantidade de cores se comparado ao GIF e facilmente compartilhado. Muito utilizado em animações.


JPEG

GIF

PNG
 

Olá

Este blog destina-se a publicação de trabalhos e atividades de uma das disciplinas do curso que estou fazendo  "TECNOLOGIAS DA  INFORMAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO"  na UFRJ.